Postado por: BabyGadita
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
E hoje vamos continuar a nossa série de posts especiais com informações sobre o que esperar de cada etapa da gravidez.
O que acontece com 5 semanas de gravidez? Veja quais são os principais sintomas físicos e emocionais!
Com 5 semanas sua menstruação já estará atrasada entre 5 e 15 dias. Nessa fase o seu bebê é microscópio e ainda não é possível identificar o embrião na ultrassonografia, mas o médico já consegue ver o saco gestacional e a vesícula vitelínica.
Também já é possível excluir a hipótese de gestação ectópicas (fora da cavidade uterina). Nesse período o coração do embrião já está batendo, mas é difícil que você o escute no exame de ultrassonografia. O coração é o primeiro órgão que se desenvolve!
Caso você ainda não esteja tomando ácido fólico, é importante se informar sobre a importância dele com o seu médico. Nesta fase o sistema nervoso começa a se desenvolver com o fechamento do tubo neural, e o ácido fólico é um suplemento importante para prevenir problemas.
Vejam alguns sintomas desse início de gravidez. Como a gravidez está muito no início algumas mulheres nem apresentam esses sintomas.
O que você poderá sentir?
- Enjoos e náuseas com mais frequência,
- Nariz entupido com mais facilidade,
- Os seios podem aumentar um pouco o tamanho, ficando mais sensíveis e doloridos,
- Vontade fazer xixi com frequência,
- Cansaço e sonolência,
- Repulsa ou desejo por alimentos – sim parece estranho, mas cada mulher reage de uma forma, tem mulheres que perdem completamente o apetite no início da gravidez e outras ficam com muita fome. Isso tudo ocorre pela bomba hormonal que acaba gerando efeitos diferentes em cada uma. Mas, atenção, é muito importante se alimentar bem em todas as fases da gravidez!
Além dos sintomas físicos têm também os emocionais, como:
- Instabilidade similar à TPM,
- Apreensão,
- Medo,
- Alegria,
- Excitação.
O que você está sentindo? Conte para a gente nos comentários e divida esse momento com outras pessoas que passam por essa mesma fase!
Cada gravidez é única e cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, o objetivo dessas informações é apenas passar uma ideia geral e trocar experiências.